VOCÊ JÁ PASSOU POR ISSO OU ALGO PARECIDO?
- Bruno Mayer

- 12 de jan. de 2022
- 2 min de leitura

São 22h de uma sexta-feira à noite. Você se senta contra a cadeira, braços ao seu lado com a cabeça inclinada para trás, parando um momento e parabenizando-se depois de um dia de trabalho de dez horas.
Você esteve trabalhando duro em uma tarefa por três dias e agora que terminou, uma onda de alívio instantaneamente passa por você.
É quase o fim de semana e você mal pode esperar para tirar um pouco de R&R muito necessário.
Na manhã seguinte, você ouve o seu gerente. Ela o elogia por seu bom trabalho e prontamente lhe atribui outra tarefa urgente que deve ser entregue na terça-feira.
“Bem, lá se vai o meu fim de semana” você resmunga para si mesmo e, apesar da exaustão que está sentindo, você volta ao trabalho e trabalha durante o fim de semana.
O que acabei de descrever é uma série de eventos que comumente levam ao esgotamento, um estado de exaustão emocional, física e mental que resulta de estresse contínuo e persistente. E não se limita apenas ao local de trabalho .
Burnout é a “superestimulação” resultante de responsabilidades diárias, como cuidar dos filhos, pagar as contas, uma lista interminável de tarefas domésticas, obrigações sociais, etc.
Você quer sempre agradar as pessoas?
Você sofre de ansiedade ?
Nesse caso, pode ser difícil dizer não aos outros (especialmente ao seu chefe!); muitas vezes parece que sempre há algo mais para fazer, e tirar um tempo para descansar parece impossível quando você tem tanto trabalho para fazer.
O esgotamento pode acontecer com qualquer pessoa, mas se você é uma pessoa altamente sensível, os efeitos do esgotamento são seriamente amplificados!
Quando o esgotamento é deixado de lado é mais propenso a desenvolver sintomas, incluindo:
· Desequilíbrios emocionais, mentais e cognitivos, como irritabilidade, alterações de humor, ansiedade e ataques de pânico
· Diminuição da criatividade, produtividade ou desempenho
· Exaustão física que pode levar a um sistema imunológico enfraquecido, dores de cabeça, enxaqueca e má digestão



Comentários