Efeitos da espiritualidade na síndrome de Burnout.
- Bruno Mayer

- 16 de jun. de 2023
- 1 min de leitura

Nos últimos anos, um novo e promissor tema tem atraído a atenção da pesquisa organizacional: a espiritualidade no local de trabalho.
Para investigar o papel da espiritualidade no trabalho em contextos organizacionais, dois estudos foram realizados.
O estudo 1 explorou o papel de mediação da espiritualidade no local de trabalho na relação entre os comportamentos positivos do supervisor e o esgotamento dos funcionários.
Os resultados mostraram que a espiritualidade no local de trabalho contribui fortemente para reduzir o burnout e media o efeito da integridade do supervisor na redução dessa ameaça.
O estudo 2 considerou as relações da espiritualidade no local de trabalho com afetividade positiva, resiliência, autoeficácia e engajamento no trabalho.
Em particular, os perfis de espiritualidade no local de trabalho foram investigados por meio da análise de perfil latente (APL).
Os resultados mostraram que a espiritualidade no local de trabalho está relacionada a maior afetividade positiva, resiliência, autoeficácia e engajamento no trabalho.
Em contraste, um perfil de espiritualidade no local de trabalho caracterizado por uma experiência espiritual de baixa intensidade está associado a sentimentos negativos mais elevados.
Fonte - Dal Corso L, De Carlo A, Carluccio F, Colledani D, Falco A. Employee burnout and positive dimensions of well-being: A latent workplace spirituality profile analysis. PLoS One. 2020 Nov 17;15(11):e0242267. doi: 10.1371/journal.pone.0242267. PMID: 33201895; PMCID: PMC7671502.




Comentários