O papel do perdão em pacientes que sofrem de fibromialgia.
- Bruno Mayer

- 26 de jan. de 2023
- 1 min de leitura

O estudou comparou a magnitude e a direção das associações entre perdão e dor, saúde
mental e física, qualidade de vida e raiva em uma amostra de participantes com síndrome de fibromialgia (FM) e controles saudáveis.
Um total de 173 indivíduos com FM e 81 controles completaram este estudo. Os participantes e controles da FM eram residentes da Alemanha recrutados com o apoio da Associação Alemã de Pacientes com Fibromialgia e vários grupos de autoajuda. Os participantes e controles do FM tinham cerca de 53 anos de idade, a maioria casados (70%), cristãos (81%), com níveis de escolaridade variando de 9 a 13 anos ou mais. Todos os participantes completaram avaliações de perdão, dor, saúde, qualidade de vida e raiva.
As análises revelaram que os participantes da FM relataram maior dor e raiva e pior saúde e qualidade de vida. Os participantes do FM também relataram níveis mais baixos de perdão de si mesmos e dos outros. O tamanho e a direção das associações de perdão com dor, saúde, qualidade de vida e raiva não foram significativamente diferentes entre indivíduos saudáveis e indivíduos com FM.
A promoção terapêutica do perdão como estratégia de enfrentamento psicossocial pode ajudar os pacientes com FM a gerenciar melhor os sintomas psicológicos e físicos, aumentando assim o bem-estar.
Fonte - Offenbaecher M, Dezutter J, Kohls N, Sigl C, Vallejo MA, Rivera J, Bauerdorf F, Schelling J, Vincent A, Hirsch JK, Sirois FM, Webb JR, Toussaint LL. Struggling With Adversities of Life: The Role of Forgiveness in Patients Suffering from Fibromyalgia. Clin J Pain. 2017 Jun;33(6):528-534. doi: 10.1097/AJP.0000000000000432. PMID: 27584816.




Comentários