FIBROMIALGIA, GANHO DE PESO E MEDICAMENTOS
- Bruno Mayer

- 12 de ago. de 2024
- 2 min de leitura

Fibromialgia e alterações de peso.
Com um IMC médio de 26, os pacientes com fibromialgia têm mais probabilidade de serem obesos do que a população em geral, de acordo com a pesquisa. Vários sintomas importantes da fibromialgia, como tristeza, dificuldades para dormir, dor neuropática e exaustão, são todos negativamente correlacionados com um índice de massa corporal (IMC) mais alto.
No entanto, independentemente da categoria, as pessoas obesas tendem a ter os piores sintomas, pois a obesidade parece impactar a gravidade da FM, conforme mostrado pelas discrepâncias significativas entre pacientes obesos, com peso normal e com sobrepeso.
A obesidade pode causar a exacerbação mais grave dos sintomas, enquanto não houve diferença estatisticamente significativa entre pessoas com peso normal e com sobrepeso. Estudos como este destacam a importância de controlar o peso como uma estratégia holística para aliviar os sintomas da fibromialgia.
Embora não haja uma grande quantidade de pesquisas sobre fibromialgia e ganho de peso, os poucos estudos que existem mostram que uma proporção significativa de pacientes com fibromialgia está acima do peso ou obesa. Especificamente, 67,27% dos pacientes com fibromialgia em um estudo estavam acima do peso ou obesos. Isso é um efeito direto da fibromialgia?
Provavelmente não, é muito mais provável que sejam fatores indiretos, como ser menos ativo fisicamente devido à dor e, de fato, certas alterações metabólicas de medicamentos comuns para dor.
O controle de peso e o alívio dos sintomas podem ser alcançados com ajustes alimentares, como uma dieta bem equilibrada que inclua alimentos anti-inflamatórios, além de frutas, vegetais, carnes magras e grãos integrais. Medidas cruciais também incluem controlar o tamanho das porções e ficar longe de alimentos processados.
Atividade física: Caminhar, nadar ou andar de bicicleta são exercícios de baixo impacto que podem ajudar a controlar o peso sem agravar a dor. Treinamento de força leve também pode ser útil. Manter uma rotina de exercícios moderados é preferível a sessões pouco frequentes, mas vigorosas.
O ganho de peso e os sintomas da fibromialgia estão intimamente associados ao estresse, que pode ser efetivamente reduzido por meio da prática de atenção plena, meditação e terapia cognitivo-comportamental (TCC). Uma boa noite de sono é essencial para o gerenciamento do estresse e bem-estar geral.
Rever seus medicamentos com seu profissional de saúde regularmente ajudará você a descobrir aqueles que estão fazendo você ganhar peso. Uma mudança significativa pode ser alcançada modificando dosagens ou utilizando substitutos neutros em relação ao peso.




Comentários